domingo, 11 de maio de 2014

Um pouco sobre minha mãe

É bom ver o quanto podemos ir aprendendo no decorrer dos anos. Acompanhar nossa evolução é um processo fantástico e espiritualmente gostoso! E poder agradecer as pessoas que nos ajudaram no longo dos aprendizados é melhor ainda.
Lembro fortemente de uma cena da minha infância/pré-adolescência, onde eu já começava a formar uma opinião sobre as coisas. E era uma opinião bem bosta, pra falar a verdade, mas é bom poder ver como mudei, e como minha mãe participou dessa mudança.
Estávamos à mesa almoçando, quando eu comecei a expressar minha opinião sobre a forma dos gays se portarem. Me incomodava o fato dos gays sentirem tanto preconceito na pele e ainda "piorarem as coisas para si próprios sendo 'afeminados' e 'chamativos'". Acreditava verdadeiramente que eu não era homofóbica, que só pensava que era uma estratégia errada e até mesmo desrespeitosa da parte dos homossexuais, como se tentassem impôr sua sexualidade ao resto do mundo.
Minha mãe, dotada da sabedoria da qual sou muito grata, foi contra mim. Me explicou que exigir que gays se portassem "da maneira certa" era preconceituoso e influenciava na liberdade dos outros de serem como se sentirem mais confortáveis.
Hoje eu vejo que cobrar uma determinada postura das minorias é só mais uma forma de opressão, e se sei disso é graças à minha mamuska, que não quis colocar mais uma homofóbica no mundo.

Obrigada, mamãe, feliz dia das mães!

Nenhum comentário: